quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Espaçonaves Infláveis

Tem muita gente que fica me criticando quando explico que a nave mãe do projeto A.R.C.A. é 90% inflável... O que eles não sabem (ou preferem ignorar) é que a tecnologia de espaçonaves infláveis é a vanguarda em termos de exploração espacial, tanto que a própria NASA pesquisa este tipo de espaçonave, assim como várias empresas privadas. Esta aqui é a foto do módulo TRANSHAB da NASA que é um módulo inflável para a estação espacial.



Como podem ver, o interior é bem sólido e bem espaçoso... Os materiais que compõem o exterior são os mesmos que usei, ou seja, no casco externo são várias camadas entrelaçadas tecido de Kevlar com tecido de Nextel (uma fibra cerâmica), que passam pra algumas de Vectran e por último (essas duas só na ARCA, uma de espuma de PU e uma de lona de vinil para dar maciez, conforto e isolamento acústico e térmico.

Este composto aguenta quase tudo e de quebra suporta muito bem as variações de temperatura do espaço. E como a ARCA como um todo não foi projetada pra pousar nunca (exceto em caso de colonização, onde ela pode ser desmontada (desinflada) para que seus materiais sejam usados na formação da colônia, e neste caso os "pedaços" restantes serão levados para o solo pelas naves auxiliares), ela não precisa ser resistente a uma operação de Reentrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os anos 2020 e a facilidade para fazer o que antigamente era complicado.

Durante os anos 80 e 90, se você quisesse desenvolver algum produto novo baseado em uma solução de software somado ao hardware, você precisa...