quinta-feira, 1 de maio de 2014

O Verdadeiro Mal


O que é o mal?

O mal é aquilo que faz as pessoas perderem o sentido de viver, que tira o sorriso dos lábios, que faz nosso olhar se desviar para o chão, que nos tira a tranquilidade de um sonho e o transforma em um pesadelo.

De onde vem o mal?

O mal vem das pessoas, infelizmente... Não de todas as pessoas, mas de pessoas que não aprendem a sentir as dores dos outros, que não aprendem a olhar as dificuldades de quem muitas vezes está ao seu lado implorando por ajuda, de quem dá mais amor do que ama a si mesmo. A essas pessoas que amam demais é que as pessoas más fazem mais mal...

Por que o mal cresce tanto no mundo?

Por que as pessoas estão cada vez amando menos e "se amando" mais, a maior desculpa de hoje em dia para se fazer ao mal é o tal do "amor próprio", não que ele seja ruim, mas o amor próprio não é isso que pregam, não é isso que dizem... Pisar no outro pra se sentir melhor não é amor próprio, é ser ridiculamente ruim. Junto a tudo isso, como se esse tal "amor próprio" desviado já não fosse ruim o suficiente, as pessoas ainda tem inventado desculpas estapafúrdias como "fiz isso por meus filhos, mesmo eles não entendendo o por que e eu tendo que explicar no futuro por que o fiz", ou "fiz por que achei que era melhor pra mim" (e esqueceu de perguntar o que o outro achava disso), desculpas para fazer o mal a outras pessoas, muitas vezes tirando-lhes o sorriso, o sono, a paz e qualquer possibilidade de felicidade.

Como se faz tanto mal?

Quando não se usa a violência direta, aquela que machuca o corpo e fere a alma, usam coisas que ferem profundamente a alma, mais do que qualquer tapa, soco ou surra. Usam as palavras para ferir. Usa-se a humilhação, a ira nas palavras, o sarcasmo e a mentira para acabar com uma pessoa por dentro. Quando usadas de forma a ferir alguém, as palavras formam a pior de todas as armas... Uma arma que não deixa vestígios do mal causado, que não deixa testemunhas, que causa uma ferida incurável, que causa a morte de uma pessoa sem que seja necessário tocá-la ou acertá-la com algum projétil. Uma arma covarde, que acaba com a coisa mais "sagrada" que uma pessoa pode ter: A criança que a pessoa tem por dentro.
Muitas vezes, esse mal é tão grande que se transforma em doença na pessoa atacada. Normalmente uma doença de origem inexplicável. Eu acho que essa doença nada mais é do que reflexo de uma ferida causada na alma. A dor é tanta que se transforma em doença física.

Como você sabe tanto sobre esse mal? Quem é você para falar disso?



Infelizmente, sou vítima deste mal desde pequeno. Já ouvi coisas de pessoas amadas que não diria nem ao pior de todos o meus inimigos. Depois de crescido, aprendi que por mais que eu desse amor a uma pessoa ruim, que por mais que eu tentasse fazer essa pessoa feliz, ela sempre vinha com palavras para me destruir. Hoje em dia carrego comigo várias feridas, algumas superficiais, outras em compensação são bem profundas, todas elas sangram muito e são incuráveis. Ou seja, vi esse mal em primeira pessoa.

Existe alguma forma de se proteger desse mal?

Sim! Existem duas formas... A primeira é abraçar a maldade também e se tornar igual aqueles que fazem o mal, porém, essa alternativa irá secar seu coração ao ponto de você não saber mais quando faz o mal ou quando faz o bem, até chegar no ponto em que você só faz o mal e se torna um zumbi da maldade. Muitos optam por esse caminho por ser um caminho mais fácil, mais simples de se percorrer.

A outra alternativa é mais difícil, complicada e requer muita força de vontade... A alternativa é se transformar num poço inesgotável de amor, espalhando a bondade, o carinho, o companheirismo e a felicidade por onde você passar, mesmo que esteja sempre magoado e chorando por dentro, sempre fazendo quem puder mais feliz. Fazer o bem sem olhar a quem. Mesmo que a pessoa não goste de você, dê amor e carinho. Sempre! Use sempre palavras de carinho, mesmo para repreender um ato errado. Isso criará um escudo formado por outras pessoas à sua volta. E por detrás deste escudo, nada pode te atingir.

Mas isso anula o mal que foi causado?

Não. Nada anula o mal causado. Mas pelo menos permite que você siga em frente mesmo que o futuro não faça mais sentido, pelo menos você não fica parado em um ponto, você segue em frente... Além disso, a dor é enormemente amenizada, principalmente quando você vê a felicidade que você criou nos olhos de outra pessoa. Aquilo te enche de uma felicidade temporária que se repetida, se torna constante... As feridas podem não sarar, mas pelo menos não doem mais.

Mas isso serve só pra você ou serve pra outros?

Não sou o único que sabe o que é isso... Tanto que existem músicas falando a respeito disso...

Veja só:


Viu? Não serve apenas pra mim. Serve pra você, não importando de que lado esteja.

Se você está do lado do mal, não tenha medo de mudar. Se fez o mal um dia, mude! Entre em contato com a pessoa a qual foi feito o mal e tente desfaze-lo de todas as maneiras. Essa é uma redenção pessoal que vale muito a pena...

Abraços a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os anos 2020 e a facilidade para fazer o que antigamente era complicado.

Durante os anos 80 e 90, se você quisesse desenvolver algum produto novo baseado em uma solução de software somado ao hardware, você precisa...